quarta-feira, 1 de junho de 2011

CORTE POR JATO DE ÁGUA


O Processo de corte com jato d’agua nasceu em 1968, teve como seu criador Norman C. Franz da Universidade de Columbia (EUA),o qual trabalhou em parceria com a empresa McCartney, atual KMT Warterjet Systems Inc. Este processo foi inicialmente utilizado para corte de madeira. Com o passar do tempo e com o avanço tecnologico o processo de corte com jato d’agua foi evoluindo e hoje é reconhecido e utilizado de forma industrial. Atraves de um processo usando-se energia mecânica, consistindo na pressurizaçao da água de 21.000 até 90.000 PSI, liberados atraves de um orificio de focalizaçao com diametro entre 0.1mm e 0.6 mm.


Existem duas maneiras de utilizaçao do jato d’agua : com ou sem abrasivo, a escolha depende da dureza e espessura do material a ser seccionado.
Os processos de produção utilizando o corte com jato d’agua podem ser subdividos em tres formas: Unidimensional (slitering), onde os materiais a serem cortados sao macios como papel, plastico, placa de gesso, produtos alimenticios, espumas, materiais de isolamento, etc. Este processo consiste na utilização de um ou mais bicos de corte,em geral fixos com uma pressao e vazão constantes.
O processo Bidimensional onde utilizamos os eixos x e y, e feita atraves de um CNC, a altura z e dependente do material a ser usinado, dependendo de sua dureza, espessura e planicidade. É o sistema mais utilizado na usinagem de metais como o Titânio , Aços Inóx e Carbono, compostos, ceramica, pedra, vidro e materiais densos e duros até 200mm de espessura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário